COMPORTAMENTO + SAÚDE

O ABISMO ENTRE O ETARISMO E A INCLUSÃO

Dados não faltam para mostrar que a população, tanto brasileira assim como na maior parte do mundo, está envelhecendo. Este é um sinal de alerta para muitas questões de extrema relevância para o futuro próximo.

Estamos falando de trabalho, negócios, saúde, e tudo que o assunto longevidade abrange. É urgente uma mudança de cultura em muitos aspectos, principalmente do culto da juventude, para um olhar de valorização do maduro, que cresce, amadurece e floresce ressignificado.

No entanto, faz pouco tempo que o tópico preconceito de idade, principalmente no que tange as pessoas com mais de 50 anos, vem sendo tratado e falado. Na verdade, estamos ainda na fase de conscientização do que é de fato o etarismo. Muitos ainda só se apercebem quando passam a sofrer as consequências deste preconceito e entendem que algo precisa ser feito a respeito.

Diversas pesquisas têm mostrado que muitos líderes de empresas com idade acima de 50 anos são etaristas quando o assunto é contratar. Departamentos de RH de empresas já se conscientizaram que o tema precisa ser trabalhado, porém as ações ainda são muito tímidas. Há um abismo gigante entre o discurso da importância do tema e a prática observada na maioria das empresas.

O envelhecimento da população já tem impactos significativos em todas as esferas e isso só tende a aumentar com o tempo. Empresas e líderes precisam compreender que a inclusão no mercado de trabalho para os profissionais 50+ pode significar muitas oportunidades de negócios e benefícios para a sociedade como um todo. Teremos ambientes mais diversos e inclusivos, gerando mais recursos, mais trocas de visões e experiências, e maiores possibilidades de gerar valor.

As empresas e líderes que saírem na frente com certeza irão colher os frutos de suas ações. Há muito trabalho a ser feito no Brasil, onde as iniciativas ainda são muito incipientes, mas podemos começar pelo combate ao etarismo e por apoiar as boas praticas que estão sendo implementadas.

O papel do Valor Prateado será o de sempre chamar a atenção para esta pauta tão relevante e que precisa mais do que nunca de ações concretas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s