
A “palavra do ano”, segundo pesquisa realizada pela Consultoria Cause e o Instituto de Pesquisa Ideia:
* 2021: “vacina”
* 2020: “luto”
* 2019: “dificuldades”
* 2018: “mudança”
* 2017: “corrupção”
O levantamento mostra, ainda, que, para definir o ano de 2022, olha que massa!, “esperança” foi a palavra escolhida pela maioria dos entrevistados, seguida por “saúde” e “recomeçar”, diz a matéria da CNN que um amigo me enviou.
Lembremos que o próximo ano marca 200 anos de Independência do Brasil, centenário da Semana de 22, tem Copa do Mundo, Eleições e, se Deus quiser, álbum novo – deste que vos fala. Ano de esperançar.
Esperança é coisa séria. Os cinco aspectos mais importantes da esperança:
1. Emoção – reservatório de determinação e comprometimento pra que eu continue mobilizado em direção a um alvo.
2. Relação – Fazer conexões é muito importante pra manter a mente sã e ampliar esse reservatório de disposição para a vida. A esperança é nutrida.
3. Ressignificação – é a capacidade de deixar passar, de perdoar e se perdoar. Aprender com o passado, na medida que este pode me ajudar a chegar ao futuro.
4. Responsabilização – “Se esta é a sua dor, põe sobre ela a sorte / todo o seu amor / que você lhe escondeu / vai / Partiu!.” Descobrir qual a nossa parte nesse quebra-cabeças da história humana é um aspecto importantíssimo da esperança. Qual é a minha missão no mundo?
5. Ação – Nossa espera não é do tipo “wait”. A nossa espera é “hope”. “Esperar é caminhar”, diz aquela canção. Aqui está a característica mais importante entre todas.
A nossa capacidade de TRABALHAR à luz das representações que fazemos do futuro.
Que 2022 seja assim.
Que no seu reservatório de emoções, não falte determinação. Que você se conecte à pessoas que possam alimentar a chama dentro de você. Que você tire o peso do passado da mochila e leve a vida mais leve.
Que você tenha a clareza do papel que deve exercer. Que você tenha a graça de empreender e servir, como uma oferta de amor ao mundo.
Um feliz 2022 nas tramas da Esperança!
Categorias:ESPIRITUALIDADE, OPINIÃO + REFLEXÃO, RELIGIÕES, SOCIEDADE E CULTURA